segunda-feira, 11 de maio de 2009

UM POUCO DA HISTORIA DA RADIOLOGIA

Em 27 de março de 1845 nascia no interior da Alemanha na região da Bavária , Wilhelm Conrad Roentgen ,que tornar-se-ia anos após um dos mais importantes físicos do mundo. Estudou nos países baixos e formou-se em Zurique na Suíça,sendo professor de física desde 1888 na Universidade de Wurzburg no instituto de física. Em 08 de novembro de 1895 quando trabalhava com os tubos de Crookes (tubos de raios catódicos) ,que eram tubos de vácuo(sem ar) e ligados a corrente elétrica ,descobriu que emitia uma radiação que alterava uma placa revestida de platinociamida de bário,dando uma luminescência ,mesmo após estar bem envolto com papel preto,para não passar a luz.Seguindo seus estudos verificou que esta radiação não atravessava o chumbo porém velava as películas fotográficas.
Deu então o nome de raios X ,para este tipo de radiação desconhecida (X significa incógnita em matemática). Envolvendo um filme fotográfico em papel preto colocou a mão de sua esposa Anna sobre ele e verificou que aparecia apenas os ossos e o anel que ela então usava, surgindo portanto a primeira radiografia. Este trabalho cientifico foi publicado em 28 de dezembro de 1895,como uma nova espécie de radiação na Sociedade de Física Medica de Wurzburg onde era professor(no jornal Sitzungsberichte). Em 1901 ganhou o Prêmio Nobel da Física por esta publicação. A partir daí Thomas A.Edison,cientista americano desenvolveu a fluoroscopia em 1896. Em 1913 o também americano William D.Coolidge aperfeiçoou as ampolas de Crookes dando o nome de ampolas de Coolidge as quais são usadas até hoje. Em 1970 foi desenvolvida a xeroradiografia onde o filme fotográfico foi substituído por uma placa com reprodução em papel.Foi utilizada durante anos para mamografia e partes moles e praticamente substituída pelos novos aparelhos de alta definição para mamografia. Nas décadas de 1960 a 1970 foi desenvolvida a tomografia computadorizada, por Godfrey Hounsfield ,inglês e Allan Cormaek da África do Sul. Usam-se os raios X ,porém ao invés de radiografar direto no filme ,existem detectores ligados a um computador que interpretam a densidade radiográfica,e posteriormente é gravada em um disco rígido reproduzindo a imagem em filme radiográfico.
Para nós brasileiros um grande orgulho foi o desenvolvimento da abreugrafia pelo cientista brasileiro Manuel Dias de Abreu (daí o termo abreugrafia) que durante muitos anos foi usada na profilaxia da tuberculose e doenças ocupacionais no mundo todo. Em 10 de fevereiro de 1923 morria aos 78 anos de idade o pai da radiologia Wilhelm Conrad Roentgen ,vitimado por um tumor intestinal,que anos depois por ironia do destino poderia ser tratado pela radioterapia,derivado de seu próprio invento. Nesta história magnífica nem tudo porém foram flores,pois os raios X fizeram muitas vitimas principalmente em médicos e funcionários de operavam estes equipamentos,que até então desconheciam ou negligenciavam os seus efeitos nocivos. O primeiro aparelho de Raios X foi recebido na Bahia em 1986 , pelo Hospital Santa Isabel , depois de uma viagem à Europa feita pelo Profº Alfredo Brito .

Nenhum comentário:

Postar um comentário